doce

FVM - Faça Você Mesmo: Strudel

06:30

Olá, galera!

A receita de hoje é de doce também (eba!). Decidi fazer um Strudel, que é um tipo de massa folheada que geralmente é doce. Ficou famosa durante o século 18 durante o império Habsburg. Strudel é geralmente associada à cozinha austríaca mas também é uma massa tradicional em toda a área do antigo império austro-húngaro. (Fonte: Wikipédia)


Para fazer o Strudel eu usei a receita da massa da Palmirinha Onofre (sempre me ajudando!) e criei um recheio de várias coisas. Fui na sorte, porque eu nunca tinha feito este doce, mas o resultado ficou bem legal!


str


Ingredientes:




  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

  • 1 gema

  • 12 colheres (sopa) de manteiga

  • 1/2 xícara (chá) de leite

  • 1 colher (sopa) de água

  • 1 pitada de sal

  • 1/2 colher (sopa) de azeite

  • Manteiga para untar e pincelar


Para o recheio eu usei creme de confeiteiro, goiabada e castanhas trituradas. A receita do creme de confeiteiro (crème patissière) foi do I Could Kill For Dessert e eu vou listar tudo abaixo.


Recheio:


Creme de Confeiteiro:


[embed]https://www.youtube.com/watch?t=223&v=SZ0m8I8RF8s[/embed]


Eu usei essa receita como base ;)


Depois de feito o creme de confeiteiro eu peguei goiabada e cortei em pedacinhos, mais ou menos 1 xícara (chá) de cubinhos pequenos e misturei com castanha triturada (à gosto).


Modo de preparo (massa + recheio):


Em uma tigela misture a farinha, a gema, a manteiga, o leite, a água, o sal e o azeite. Amasse bem e deixe descansar por 30 minutos embrulhada em plástico. Abra a massa com um rolo sobre uma superfície lisa até ficar bem fina. Reserve. Misture os ingredientes do recheio e espalhe sobre a massa. Enrole como um rocambole, coloque em uma assadeira untada e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por 45 minutos ou até dourar levemente. Durante o cozimento pincele um pouco de manteiga derretida para dourar. Retire e sirva polvilhado com açúcar.


Resultado:


std


Ficou bem gostoso, o creme deu uma molhada no interior, que fica em camadinhas mesmo. A minha massa ficou bem oleosa, então por isso ela tá com falhas. Tentem diminuir a manteiga e/ou não deixar a massa tão fininha que o resultado fica legal.


Fiquem ligadinhos para mais receitas!


Um beijo,


assinatura


You Might Also Like

2 comentários

  1. Arrisca, fica uma delícia e meio molhada por dentro! Sugiro também outra receita que fiz, torta crumble de maçã, postei agora, fica super leve. Qualquer coisa comenta ;D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário no Helena Fróes Blog!